O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo – é uma condição de ansiedade elevada que causa pensamentos, medos ou preocupações irracionais. Uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo tenta gerenciar esses pensamentos através de rituais.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o transtorno obsessivo compulsivo, suas causas, sintomas e formas de tratamento.
O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
Pensamentos ou imagens perturbadoras frequentes são chamados de obsessões. Eles são irracionais e podem causar grande ansiedade, pois o raciocínio não ajuda a controlar esses pensamentos. Rituais ou compulsões são ações que ajudam a parar ou aliviar os pensamentos obsessivos.
Causas para o TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
A comunidade científica ainda não tem certeza da causa exata do TOC. Acredita-se que a genética, algumas anormalidades cerebrais e o ambiente em que a pessoa vive desempenham um papel importante no desenvolvimento do transtorno. Muitas vezes, os sintomas iniciais aparecem na adolescência ou início da vida adulta. Mas também pode começar na infância. O TOC afeta homens e mulheres igualmente e parece ocorrem com mais frequência nos membros da mesma família.
Outros problemas como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares ou abuso de substâncias podem acontecer juntamente com o TOC.
Sintomas do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
Obsessões são pensamentos infundados, medos ou preocupações que acontecem com frequência. Obsessões comuns são:
- Uma forte fixação com sujeira ou germes;
- Dúvidas repetidas (por exemplo, sobre ter desligado o fogão);
- Uma necessidade de ter coisas em uma ordem muito específica;
- Pensamentos sobre violência ou ferir alguém;
- Pensamentos persistentes de atos sexuais terríveis;
- Incômodo por pensamentos que são contra crenças religiosas pessoais.
Embora a pessoa tenha consciência de que os pensamentos não são razoáveis e não se devem a problemas da vida real, isso não é suficiente fazer com que os pensamentos indesejáveis desapareçam.
Compulsões são atos repetitivos e ritualizados. Eles são realizados pela pessoa, com o objetivo de reduzir a ansiedade causada pela obsessão. Exemplos são:
- Lavar as mãos repetidamente (geralmente até mais de 100 vezes por dia);
- Verificar muitas vezes para se certificar de que uma porta está trancada ou que o forno está desligado, por exemplo;
- Seguir regras rígidas de ordem, como colocar roupas na mesma ordem todos os dias ou colocar seus vidros de temperos em ordem alfabética e ficar chateado se essa ordem for modificada.
Os atos compulsivos podem se tornar excessivos, perturbadores e demorados. Eles podem interferir na vida cotidiana e nos relacionamentos.
Diagnóstico do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
O TOC é diagnosticado durante um exame físico e psiquiátrico quando as obsessões e compulsões:
- Tomam pelo menos uma hora por dia;
- São angustiantes;
- Interferem com a vida cotidiana.
Tratamento do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
Sua equipe médica irá descobrir o melhor tratamento baseado em:
- Sua idade;
- Sua saúde geral e histórico médico;
- Quão bem você pode lidar com medicamentos, procedimentos ou terapias específicas;
- Sua opinião ou preferência em relação às diversas formas de tratamento.
O tratamento pode incluir medicamentos para controlar ansiedade ou antidepressivos, terapia cognitiva comportamental, prática de atividades físicas, entre outras abordagens.
Quando o tratamento é realizado de forma adequada, ajuda a reduzir o tempo gasto nos padrões de pensamento ou comportamentos compulsivos, sendo mais bem sucedido quando todas essas abordagens terapêuticas são usadas.