Quando Procurar um Cardiologista?

Quando Procurar um Cardiologista?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quando Procurar um Cardiologista?

Quando Procurar um Cardiologista? - iC Medic Center Ipiranga SP

Quando procurar um Cardiologista: A cardiologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados com o coração. Mas não tem como pensar na saúde cardíaca, sem levar em consideração diversos fatores que podem influenciar nesta condição. Assim, a resposta à pergunta “quando procurar um cardiologista” é bastante ampla, envolvendo situações como o descontrole glicêmico, obesidade e as dislipidemias.

Se essas palavras são novas para você e despertam o interesse sobre quem é este médico especialista e tudo que ele pode fazer pela sua saúde, fique conosco neste artigo, pois agora vamos facilitar a compreensão desse assunto.

Quando Procurar um Cardiologista?

Existem algumas situações que tornam obrigatório o acompanhamento com o médico cardiologista. Entre eles, estão o histórico familiar de doenças como diabetes, hipertensão arterial, doença coronariana ou morte súbita.

Comportamentos como tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo também indicam a necessidade de uma visita ao cardiologista, pois afetam gravemente a saúde do coração. Além disso, mulheres na menopausa devem começar a consultar-se com esta especialidade, pois a partir dessa fase, os riscos de doenças cardíacas são maiores, devido às alterações hormonais.

Essas situações se referem aos sinais que o corpo dá, quando já está necessitando de tratamento. Procurar um cardiologista, no entanto, é algo que deve ser feito independentemente da idade e não apenas quando algo está errado com o coração.

O cardiologista é o médico que pode lhe orientar sobre as diversas formas de prevenção de doenças e medidas para tornar-se cada vez mais saudável. Veja a seguir algumas situações em que a cardiologia é a especialidade médica mais indicada.

Quando Procurar um Cardiologista como Prevenção de Doenças?

Prevenção de Doenças CardíacasCom o aumento da longevidade, o tabagismo, o sedentarismo e as dietas ricas em gorduras e aditivos químicos, a ocorrência de cardiopatias e doenças cardiovasculares vem aumentando consideravelmente, causando um impacto negativo nas taxas de mortalidade, invalidez e comprometimento de saúde. Entre as diversas doenças cardíacas, as mais comuns são:

  • Angina;
  • Infarto;
  • Aterosclerose coronária;
  • Endocardite;
  • Arritmia cardíaca;
  • Fibrilação atrial;
  • Hipertensão ou Hipotensão Arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Sopro no coração;
  • Taquicardia.

Para evitar que estes quadros tornem-se realidade na sua vida, o médico cardiologista pode avaliar os fatores de risco que você deve evitar, propondo hábitos saudáveis, assim como proceder com o diagnóstico e tratamento precoce de qualquer problema que já esteja se desenvolvendo.

A Importância do Check-up Cardiológico Anual

O termo check-up, de origem inglesa, significa controle. Utilizamos este termo na medicina, para nomear procedimentos periódicos, que envolvem uma avaliação clínica completa de sintomas, hábitos, histórico pessoal, familiar e a realização de exames, para identificar precocemente, ou mesmo prevenir as doenças.

Isto é muito importante, pois promove maiores possibilidades de cura. Mas a utilidade do check-up cardiológico está além desta avaliação.

Ele também é uma oportunidade para receber orientações sobre hábitos que prolongam a vida e melhoram sua qualidade, prevenindo doenças, evitando sua evolução ou facilitando o tratamento.

Quando Procurar um Cardiologista para Tratamento da Pressão Alta?

Tratamento da Pressão AltaA hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, pois na maioria das vezes não apresenta sintomas. Tontura, visão embaçada, dor na cabeça e na nuca geralmente surgem quando a pressão já está muito alta, sendo necessário tomar o remédio receitado pelo cardiologista ou ir ao pronto-socorro imediatamente.

  1. Você sabe quando deve consultar um Dermatologista

Sendo assim, suspeitar de pressão alta é um desafio muitas vezes ignorado pelo paciente. O que pode indicar a presença de hipertensão arterial é a medida frequente deste sinal vital. Isto deve ocorrer ao menos uma vez por ano, em seu check-up cardiológico.

Quando Procurar um Cardiologista para Tratamento da Diabetes?

Quando Procurar um Cardiologista?
Quando Procurar um Cardiologista?

A diabetes é uma doença que causa muitas alterações no organismo do paciente: descontrole do peso, aumento do colesterol, outras gorduras no sangue e da pressão arterial são consequências da diabetes, relacionadas à trombose e à inflamação crônica.

Como estas condições afetam fortemente o desenvolvimento de cardiopatias, o médico que cuida do coração tem papel fundamental na prevenção e no tratamento da diabetes, com estratégias de controle dos níveis sanguíneos de açúcar e de gorduras, da pressão arterial e do peso, atuando na prevenção dos eventos cardiovasculares.  

Como o Cardiologista pode Ajudar a Emagrecer

Um tratamento efetivo para perda de peso depende de diversos fatores, como mudanças nos hábitos de vida, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Não existe fórmula mágica, mas o acompanhamento do médico cardiologista é muito importante para se alcançar resultados permanentes.

O cardiologista é o médico que avalia a saúde cardiovascular, verificando se o paciente está em condições de suportar o exercício físico. Isto é feito por meio de exames que avaliam o nível atual de condicionamento, além da investigação de condições que contra indiquem algumas modalidades de exercícios.

Quando o cardiologista também possui especialização em Terapia Intensiva, possui melhores condições para diagnosticar e tratar condições que dificultam a perda de peso. Este especialista também pode orientar em relação à dieta adequada para cada paciente, de forma a otimizar o processo de emagrecimento.

O Dr Lourival de Campos é especialista em Cardiologia, com vasta experiência em emagrecimento, e pode lhe ajudar a otimizar seu tratamento para obesidade e diabetes, assim como já fez com milhares de pacientes que perderam peso com saúde e conquistaram grande melhora na sua autoestima e qualidade de vida.

Seu atendimento é individualizado, tendo como diferencial a prática da Medicina Integrativa na Cardiologia, favorecendo a melhora do paciente em todos os aspectos de sua vida.

Compartilhe