fbpx

Conheça a Síndrome Metabólica e seus Riscos para a Saúde

sindrome-metabolica

Conheça a Síndrome Metabólica e seus Riscos para a Saúde

A síndrome metabólica é um conjunto de distúrbios metabólicos, que incluem pressão alta, altos níveis de glicose em jejum e obesidade abdominal. Quando um paciente apresenta essas condições em conjunto, as chances de doença cardiovascular futura são maiores do que qualquer fator isolado.

A síndrome metabólica é uma doença grave que afeta cerca de 23% dos adultos e os coloca em maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes, derrame e doenças relacionadas à formação de gordura nas paredes das artérias.

Saiba mais sobre esta condição, porque ela é tão grave para a saúde e como podemos prevenir e tratá-la, com a leitura deste artigo.

A Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica ocorre quando uma pessoa apresenta três ou mais dos seguintes fatores:

  • Obesidade abdominal (circunferência da cintura maior que 102 centímetros nos homens e maior que 88 centímetros nas mulheres);
  • Níveis aumentados de triglicérides e ácido úrico;
  • Valores baixos de HDL colesterol;
  • Pressão arterial sistólica (número superior) de 130 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou maior, ou pressão arterial diastólica (número inferior) de 85 mm Hg ou maior;
  • Glicemia de jejum de 100 mg / dL ou maior.

A síndrome metabólica também está associada a um distúrbio metabólico generalizado chamado resistência à insulina, que impede as pessoas de usar a insulina de maneira eficiente. Portanto, a síndrome metabólica é às vezes chamada de síndrome de resistência à insulina.

A síndrome metabólica pode ser parcialmente genética, mas muitos sintomas também estão relacionados a fatores relacionados ao estilo de vida, como dieta e exercícios. Para algumas pessoas, seus corpos mostram sinais de síndrome metabólica durante a adolescência. Para outros, não aparece até o meio ou mais tarde na vida. Obesidade, especialmente obesidade abdominal parece ser um sinal precoce, seguido por resistência à insulina.

A Gravidade da Síndrome Metabólica

Indivíduos com síndrome metabólica têm um risco aumentado de doença cardiovascular e diabetes, quando comparados com indivíduos que não apresentam a condição. O risco aumenta quando mais de um componentes da síndrome estão presentes.

Como a síndrome metabólica é um conjunto de condições, muitas das quais devem ser determinadas com exames de laboratório, não é possível diagnosticar esta condição sem a ajuda de um profissional de saúde. No entanto, se você tiver uma circunferência da cintura elevada e outra condição, como triglicerídeos elevados, açúcar elevado no sangue ou pressão alta, precisará discutir com seu médico formas de prevenção e/ou tratamento da síndrome metabólica.

Formas de Prevenção e Tratamento da Síndrome Metabólica

Embora a síndrome metabólica seja uma condição séria, você pode reduzir significativamente seus riscos reduzindo seu peso; aumentando sua prática de atividade física; adotando uma dieta saudável para o coração: rica em grãos integrais, frutas, legumes e peixe; e trabalhando em conjunto com seu médico para monitorar e gerenciar os níveis de glicose e colesterol no sangue e a pressão sanguínea.

Existem algumas evidências de que o tipo de carboidrato ingerido pode influenciar as necessidades de insulina do corpo. Alimentos que têm um baixo índice glicêmico (IG), como grãos integrais, laticínios, legumes e frutas são melhores escolhas sobre aqueles com um alto IG, como pão branco, bolos e biscoitos. Os alimentos com alto IG precisam de mais insulina para remover a glicose da corrente sanguínea e manter estes níveis dentro da faixa normal. Isso pode causar estresse no corpo e ter impacto ao longo do tempo.

Quando as mudanças no estilo de vida não controlam as condições relacionadas à síndrome metabólica, seu médico pode prescrever medicamentos para controlar a pressão arterial, o colesterol e outros sintomas. Seguir cuidadosamente as instruções do seu médico pode ajudar a prevenir muitos dos efeitos a longo prazo da síndrome. Cada passo conta e atenção a estas áreas farão a diferença na sua saúde!

Compartilhe
Categories : Alimentação Estilo de Vida Obesidade Pressão Alta Saúde Cardíaca

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.