Quando Procurar um Dermatologista?

Quando Procurar um Dermatologista?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quando Procurar um Dermatologista?

Quando Procurar um Dermatologista? - iC Medic Center Ipiranga SP

Quando Procurar um Dermatologista?: O dermatologista é o médico especialista no maior órgão do corpo humano: A Pele. Além disto, ele também trata de todos os tecidos classificados como epiteliais:

 

Você Sabe Quando Procurar um Dermatologista?

Veja neste artigo quando procurar um dermatologista para prevenir e tratar qualquer problema que possa afetar essas partes do corpo humano.

Mesmo que este profissional seja considerado por muitas pessoas um Especialista em Estética, o foco do médico dermatologista está muito além de apenas oferecer soluções de beleza. Ele dispõe de muitos recursos para curar e prevenir doenças, devolvendo aos pacientes qualidade de vida e autoestima.

Você pode procurar um Dermatologista com o objetivo de prevenir problemas em sua pele, cabelos e unhas ou então para tratar qualquer tipo de alteração relacionada à saúde ou beleza estética destas áreas do corpo.

Quando Procurar um Dermatologista como Forma de Prevenção

Dermatologista Ipiranga

É o médico dermatologista que pode lhe orientar sobre os cuidados gerais que você deve ter com a sua pele.

Escolher o sabonete e o creme adequados, ou o melhor filtro solar, de acordo com o seu tipo de pele e grau de envelhecimento são decisões que você não deve tomar sozinho. O médico dermatologista avalia esses fatores cuidadosamente, para indicar os produtos que oferecem mais benefícios para você.

O médico dermatologista também propõe ao seu paciente quais são os procedimentos estéticos que podem promover um envelhecimento saudável da pele, colaborando também com a manutenção de sua beleza.

Procurar um Dermatologista para Tratamento

É importante procurar ajuda deste profissional, sempre que surgir alguma alteração em sua pele, cabelos e unhas, mesmo quando não apresentar sintomas.

Alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma consulta são:

  • coceiras,
  • reação alérgica a cosméticos ou medicamentos,
  • queda de cabelo,
  • excesso de oleosidade e mesmo a queda ou surgimento de pelos em
  • excesso.

Veja a seguir, algumas condições que são Tratadas pelo Dermatologista.

Acne e Seus Tratamentos

Quando surgem espinhas e cravos, devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Frequente na adolescência, mas também ocorre em adultos, principalmente em mulheres.

Cicatrizes

Ocorrem quando há um trauma na pele e ela precisa se regenerar, podendo deixar marcas no local, algumas até comprometendo a movimentação.

Queda de Cabelo

Estresse, uso inadequado de cosméticos ou medicamentos, deficiências nutricionais e alterações hormonais podem desencadear o problema. Medicamentos, shampoos, mudanças na dieta e mesmo cirurgias podem ser opções de tratamento.

Micose

Causada por fungos, a doença pode atingir a pele, cabelos e unhas, e também os órgãos genitais, causando descamação, fissuras, coceira, alterações na cor e textura da pele.

Alergias

Também chamadas de eczema ou dermatite alérgica, ocorrem pelo contato da pele com alguma substância, como cosméticos, alguns tipos de tecido, entre outros, causando vermelhidão, coceira, descamação e erupção cutânea.

Unhas Fracas

Podem ser causadas por problemas de saúde, como deficiências nutricionais, alterações hormonais, má circulação sanguínea, problemas na tireoide ou doenças dermatológicas, como a psoríase, líquen plano e micose.

Câncer de Pele

Caracterizado pelo crescimento anormal das células da pele, causando o desenvolvimento de novos tecidos defeituosos. O problema pode atingir outros órgãos do corpo, através da metástase, tornando-se letal. O médico dermatologista atua fortemente no diagnóstico, no tratamento e na prevenção do câncer de pele.

Retirada Cirúrgica de Pequenos Tumores

Procedimento cirúrgico para a remoção de pequenos tumores, geralmente lesões benignas, também podem ser realizadas em consultório, pelo médico dermatologista Ipiranga.

Quais os Tratamentos Estéticos Realizados pelo Dermatologista

O dermatologista é o único profissional indicado para realizar diversos procedimentos estéticos. Veja a seguir mais informações sobre eles:

Tratamentos Estéticos Realizados pelo Médico Dermatologista Ipiranga

Peelings Superficiais, Médios e Profundos

Esfoliações mecânicas ou com substâncias químicas no rosto, para restaurar a pele da região.

Aplicação de Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é também muito utilizada para fins estéticos ou para o Tratamento de Doenças Dermatológicas e Neurológicas. A substância da Toxina Botulínica age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração muscular e produzindo efeitos anti-idade, por reduzir as linhas de expressão.

Tratamentos com Laser

Para a remoção de manchas e de tatuagens, espinhas, rugas, flacidez de pálpebra, melasma e a depilação definitiva, que causa destruição da raiz do pelo e este não volta a crescer.

Microagulhamento

Com agulhas extremamente finas, a técnica estimula o desenvolvimento de novas fibras de colágeno na pele, e atenua sinais de envelhecimento.

Intradermoterapia

Infiltração de medicamentos diretamente nas regiões em que se deseja tratar, com uma agulha muito fina e delicada. O procedimento pode ser realizado para rejuvenescimento e para redução de gorduras localizadas.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Aplicação injetável da substância, para harmonização facial, combatendo flacidez, linhas de expressão e rugas.

Aplicação de Radiofrequência e Plasma

Indicado como forma de preenchimento contra as rugas e para tratar cicatrizes de acne e olheiras profundas, atuando na melhora do colágeno.

Qual a Importância de Procurar um Dermatologista?

Independentemente do objetivo estético ou da gravidade da doença dermatológica, é sempre importante consultar um especialista, para evitar complicações.

Na dermatologia, a automedicação pode ir da utilização de um produto inadequado para sua pele à realização de um procedimento por profissionais não especializados. Em ambos os casos, isso pode dificultar o tratamento correto ou causar complicações graves.

Por este motivo, realize um acompanhamento frequente com o seu médico dermatologista de confiança e, ao primeiro sinal de um problema dermatológico, procure o seu auxílio.

Compartilhe