Atualmente, peelings químicos têm crescido em popularidade porque oferecem resultados quase imediatos e podem ser realizados como um procedimento ambulatorial. Quanta pele eles retiram e quão profundos eles penetram dependerá de sua força e quanto tempo ele age na pele. Veja neste artigo a diferença entre o peeling superficial, médio e profundo.
Diferença entre Peeling Superficial, Médio e Profundo
Um peeling químico é considerado pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos como uma das formas menos invasivas de melhorar a aparência da pele. Tipicamente aplicado ao rosto, um peeling químico aumenta e suaviza a textura da pele para remover as camadas externas danificadas. É um tratamento eficaz para rugas, manchas faciais e pigmentação irregular da pele.
Peeling Superficial ou Leve
Os peelings superficiais ou leves são o tipo mais delicado de peeling químico e podem ser aplicados a todos os tipos de pele. Eles são usados para tratar linhas finas e rugas, áreas de pele seca ou descamação, pigmentação irregular e cicatrizes de acne leve. Ao remover a camada superior da pele, conhecida como epiderme, os peelings superficiais dão à pele uma aparência instantaneamente mais luminosa, além de uma textura suave e uniforme.
No peeling superficial, uma solução química é aplicada na pele. A solução utilizada é geralmente composta por ácidos alfa ou beta-hidroxi, como os ácidos glicólico, lático ou salicílico, sendo deixada na pele por vários minutos. A água ou o álcool podem ser usados para neutralizar o ácido e terminar a reação química, depois é removido. Um ventilador de mão pode ajudar a resfriar a pele e aliviar qualquer desconforto. Tratamentos repetidos são geralmente recomendados para alcançar os melhores resultados.
Os peelings superficiais são indolores, com apenas uma ligeira sensação de formigamento ou ardência, e são feitos em nível ambulatorial, sem a necessidade de anestesia. A pele cicatriza rapidamente depois, tornando-os ideais para pessoas que querem os benefícios de um peeling facial, mas não desejam gastar o tempo necessário para se recuperar de um peeling mais profundo.
Peeling de Profundidade Média
Peelings de profundidade média dão resultados mais intensos do que peelings superficiais e são a escolha de pacientes com pele mais escura. Eles penetram mais profundamente na pele e podem ser usados para tratar rugas superficiais finas, manchas superficiais e problemas de pigmentação.
O procedimento usado para um peeling médio é semelhante ao de um peeling superficial, mas o produto químico pode ser deixado por um longo período de tempo. Além disso, o ácido tricloroacético é o principal agente de peeling usado para peelings médios. É mais forte e penetra mais profundamente na pele, resultando em um procedimento um pouco mais doloroso do que os peelings superficiais.
No entanto, pode ser administrado um analgésico e um sedativo oral para reduzir a dor e a ansiedade durante o procedimento. Compressas e ventiladores frios podem ser usados para resfriar o ardor e a queimadura causados pelo produto químico. O procedimento leva cerca de 30 a 40 minutos.
Como um peeling superficial, os peelings médios geralmente são feitos em regime ambulatorial e há pouca ou nenhuma dor após o término do procedimento. A desvantagem é uma recuperação mais longa com mais efeitos colaterais. A pele pode ficar inchada, rosada e com coceira após o tratamento e resultar em mais descamação da pele. Manchas de pele marrom e branca podem se formar durante o processo de cicatrização.
A nova camada de pele aparece três a sete dias após o tratamento e a pele estará totalmente curada cerca de duas semanas depois. O retratamento pode ser necessário após 3 a 6 meses para produzir o melhor efeito.
Peeling Profundo
Peelings profundos são o tipo mais forte de peeling químico disponível e são usados para tratar cicatrizes severas e rugas, danos causados pelo sol a longo prazo, alterações pronunciadas de pigmento e lesões e crescimentos na pele. Eles são feitos apenas no rosto e não podem ser feitos em tipos de pele mais escura, pois o procedimento pode branquear a pele. Devido a isso, os pacientes em perspectiva devem procurar aconselhamento de um dermatologista cosmético qualificado antes de passar pelo procedimento.
O produto químico usado para peelings químicos profundos é o fenol, para penetrar nas camadas dérmicas, causando uma queimadura de segundo grau na pele. Enquanto um peeling químico profundo produz os resultados mais intensos e duradouros, o procedimento leva mais tempo do que os outros peelings (uma a duas horas) e causa mais dor. Por isso, um paciente pode receber sedativos orais, analgésicos ou anestesia geral.
Peelings químicos profundos geralmente requerem um maior tempo de recuperação. A área tratada ficará muito vermelha e parecerá quase queimada pelo sol após o tratamento. A pele pode ficar inchada por alguns dias.
A nova camada de pele começará a aparecer uma a três semanas após o tratamento, embora a cicatrização completa possa levar vários meses. Analgésicos orais podem ser administrados para reduzir a dor após a descamação. Um peeling profundo geralmente só pode ser feito uma vez na maioria dos casos.
Para saber mais sobre os diferentes tipos de peelings e qual é indicado para o seu caso, conte com o seu médico especialista em Dermatologia e cuidados com a pele.