Obesidade é uma condição em nosso organismo na qual ocorre o acúmulo de tecido adiposo, ao ponto de causar um impacto negativo na saúde. Epigenética é a definição das modificações que ocorrem no genoma, mas que não alteram a sequência do DNA. Neste artigo, você vai compreender melhor a relação entre obesidade e epigenética e como podemos utilizá-la a nosso favor.
Obesidade e Epigenética
Para compreender o que significa EPIGENÉTICO, podemos dizer que é tudo aquilo que interfere no organismo, que não é herdado geneticamente. Ou seja, não vieram dos pais ou dos avós, sendo portanto não genético.
Este é um fenômeno reversível, que afeta a expressão do gene, sem alterar a sequência ou par do gene. Isto tem sido demonstrado como importante influência na “ETIOPATHOGENESIS”: a prova e explicação da doença que é a obesidade.
A Origem Epigenética da Obesidade
É bem possível que a epigenética seja a principal causa da expressão do gene (dos genes), na mudança da resposta do organismo, modificando o corpo com aumento significativo da massa “flácida”, também chamada gordura branca.
Torna-se relativamente fácil administrar o peso com mudanças pequenas e sustentadas durante as 24 horas do dia. Mas e durante a vida inteira? É possível seguir estratégias nutricionais com planejamento, para obter a saúde e a longevidade por meio da alimentação. Veja a seguir algumas orientações:
Planejamento de Estratégias Nutricionais
- Horário de levantar (6h), horário de dormir (22h);
- Hidratar-se com 2 litros de água durante o dia (das 6h às 16h – não é aconselhável “encher o tanque” à noite, pois vai interferir no sono saudável);
- Alimentar-se com baixa carga de hidrato de carbono (sem açúcar, sem adoçante, pouca fruta (reprogramar qualidade e quantidade));
- Reduzir drasticamente alimentos com: arroz, macarrão, batata, raízes, doces, sorvetes, embutidos, embalados e enlatados;
- Comer alimentos da feira, feitos na hora. Nada de alimentos resfriados ou congelados;
- REDUZIR a carga proteica;
- Aumentar a ingestão de folhas cruas mistas, juntamente com folhas amargas cozidas, ralar a cenoura ou beterraba cruas sobre as saladas. Se consumir tomate na salada de palmito, por exemplo, já fez ingestão de hidrato de carbono suficiente;
- Carne vermelha pode ser deliciosa, mas sua ingestão deve ser com quantidade programada, uma ou duas vezes por semana. Na verdade, a tendência natural para longevidade é de tornar-se quase vegetariano, não necessariamente Vegano.
Mente Saudável para um Corpo Saudável
Grande parte da causa para a Obesidade está no fato de não estar satisfeito(a) consigo mesmo(a). FALTA um balanço no hábito de viver, que pode ser alcançado quando você passa a valorizar sua existência terrena em todos os aspectos:
- pessoal (dentro e fora de casa);
- espiritual – não importando a religião, é bom que tenha uma e a pratique;
- trabalho;
- conta bancária;
- emocional;
- social.
O Auxílio de um Mentor
Muitas vezes, crescemos profissionalmente e nos falta crescimento emocional com resiliência. Para evitar esta situação, a presença de um Mentor é fundamental.
Mentor é quem, com sabedoria, nos ajuda a superar as adversidades, por meio de orientação e apoio na dose certa e necessária, para tornar mais fácil prosseguir nosso caminho.
A presença de um mentor ajuda no sentido de minimizar a ansiedade, reduzindo drasticamente as possibilidades de entrar em pânico por qualquer situação desfavorável.
Dieta e Saciedade
Como disse Confúcio (filósofo chinês), saciedade quer dizer: retirar a fome – sair da mesa com fome.
Fortalecer nossa Saciedade, nosso equilíbrio e autoestima é possível com a ajuda de alguns hábitos. Veja a seguir:
Hábitos de higiene, sono, prevenção de doenças, dieta, exercícios e meditação ajudam a promover nosso fortalecimento do domínio próprio. Com isto, obteremos: paz interior, maior eficácia no trabalho, saúde, amor e prosperidade em todos os aspectos.
Todos esses fatores de qualidade de vida podem estar nos visitando diariamente quando focamos em desenvolver e manter bons hábitos. Pense bem: isto significa SER VISITADO PELA SAÚDE!
Iniciado esse processo de viver saudável; melhorando a autoestima, desenvolvendo hábitos com a atitude de reabilitar a saúde, AÍ SIM, podemos agradecer.
Sinta o levantar com energia, pela noite bem dormida, a vontade de viver o novo dia com disposição. Energia sobrando para levar ao trabalho e trazer de volta para casa no fim do dia.
Continuando com foco no agradecimento de ter para quem voltar e com o vigor necessário para prosseguir.