Dicas para uma Vida mais Longa

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Qualquer médico lhe dirá que é muito mais fácil prevenir uma doença do que revertê-la. E ter uma vida mais longa tem tudo a ver com a prevenção de diversas doenças, por meio de uma dieta saudável, prática de atividades físicas e o acompanhamento médico regular.

Veja neste artigo algumas ações que você pode começar a colocar em prática agora, pensando na sua longevidade.

Práticas para uma Vida mais Longa

À medida que envelhecemos, nossos corpos podem mudar e nossa capacidade atlética pode diminuir, mas os passos a seguir para levar uma vida mais longa e saudável permanecem os mesmos.

Faça Pausas no Trabalho

Fazer pequenas pausas no trabalho, para ir ao banheiro, por exemplo. Abra a torneira com água fria, mantenha as mãos debaixo d’água por alguns segundos e espalhe um pouco dessa água no rosto. Você se sentirá revigorado e energizado.

Pratique Exercícios Físicos

O exercício contribui para a longevidade, mas não apenas para viver mais: o exercício diminui o risco de todas as principais complicações de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e declínio cognitivo.

Passe mais Tempo com sua Família e Amigos

Quando você se sente conectado com os outros e passa o tempo se divertindo, compartilhando e rindo, naturalmente se sente melhor e aumenta a qualidade de sua vida.

Separe um Tempo para Aliviar o Estresse

O estresse é uma questão importante à medida que envelhecemos. Quanto mais velhos ficamos, mais responsabilidade assumimos e menos tempo temos para nós mesmos.

Se você está tipicamente em um nível de estresse alto, isso pode dificultar muito mais o gerenciamento de situações estressantes e, como resultado, prejudicar sua saúde.

Certificar-se de que você tem bons mecanismos de enfrentamento para lidar com os fatores estressores é importante para o bem-estar geral à medida que envelhecemos.

Pratique Relaxamento

Desenvolver boas técnicas de relaxamento pode ser fundamental para lidar com situações difíceis e manter seu estado mental saudável. A técnica de relaxamento mais fácil de se fazer no cotidiano é praticar técnicas de respiração profunda, como a respiração diafragmática.

Tente respirar profundamente cinco vezes antes de dormir ou quando acordar. Dessa forma, quando surge um evento estressor, você tem a técnica prontamente disponível.

Coma Alimentos Ricos em Antioxidantes

Os antioxidantes são uma das maiores defesas contra o envelhecimento, e para ajudar a prevenir doenças. Morangos, uvas e cranberries são ótimas opções.

Escolha Alimentos Ricos em Ômega-3

Concentre-se em alimentos ricos em ômega-3, como atum, salmão, cavala e arenque. Comer peixe duas ou três vezes por semana ajuda a diminuir a inflamação. Se você não gosta de frutos do mar, converse com seu médico sobre tomar um suplemento de óleo de peixe como alternativa.

Beba muita Água

É impossível falar de um envelhecimento saudável sem mencionar este componente essencial. Beber água suficiente diariamente pode ajudar no controle do peso, na saúde da pele e na manutenção do seu corpo. A quantidade recomendada de ingestão de água por dia é 30ml por kg de peso.

Evite Alimentos Industrializados

Os melhores alimentos para o seu corpo não vêm em caixas. À medida que envelhecemos, é importante cortar alimentos não nutritivos, como aqueles com aditivos químicos e doces.

Conforme envelhecemos, nosso paladar pode mudar para comidas mais doces, então esteja atento a isso. Quanto mais doces comemos, mais inflamação temos, favorecendo um maior risco de doença cardiovascular, dor nas articulações, diabetes e síndrome metabólica.

Além de incorporar estas dicas no seu cotidiano, lembre-se de manter o acompanhamento médico regular, para garantir um diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde, facilitando assim o tratamento desta condição.

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Categories : Alimentação Estilo de Vida

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