Diabetes Tipo 2 e Cuidados com o Coração

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Existe uma íntima relação entre diabetes tipo 2 e cuidados com o coração. O alto nível de açúcar no sangue que acompanha a diabetes pode prejudicar fortemente a saúde cardíaca.

Mas há muito que se pode fazer para manter a saúde do seu coração em dia. As mesmas estratégias que reduzem o açúcar no sangue – dieta e exercícios por exemplo – também podem reduzir suas chances de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Saiba mais, com a leitura deste artigo.

Diabetes Tipo 2 e Cuidados com o Coração

Ter diabetes pode afetar o funcionamento do seu coração e prejudicar os vasos sanguíneos. Por exemplo, o revestimento dos vasos sanguíneos pode tornar-se mais espesso, o que pode prejudicar o fluxo sanguíneo. Muitas pessoas com diabetes têm um fluxo sanguíneo insuficiente nas pernas e nos pés, o que pode levar a sintomas de dormência e fraqueza. A diabetes também pode danificar outros órgãos, inclusive os rins.

As coisas que você pode mudar para tornar-se mais saudável – seu peso, escolhas alimentares e prática de atividade física – são chamadas de fatores de risco modificáveis. Entendê-los e trabalhar para melhorá-los pode ajudá-lo a ter mais controle sobre sua saúde. Abaixo estão algumas dicas para o controle da diabetes, mantendo o coração saudável.

Estabeleça Metas para Controlar sua Diabetes

Converse com seu médico para decidir quais mudanças de estilo de vida você pode razoavelmente fazer e sobre como manter sua glicose, seu colesterol e pressão arterial dentro de uma faixa saudável.

Verifique seu Nível de Açúcar no Sangue Regularmente

Quanto maior o seu nível de açúcar no sangue, maior o risco de doença cardíaca. Você e seu médico devem conversar sobre suas condições de saúde e idade, assim como os níveis adequados de glicose sanguínea. Além disso, verifique se você sabe o que fazer se o nível de açúcar no sangue estiver muito alto ou muito baixo.

Perca Peso, se Necessário

Perder peso pode fazer uma grande diferença quando se trata de reduzir o açúcar no sangue, colesterol e/ou pressão arterial. Além disso, à medida que você perde peso, se sentirá melhor e mais capaz de permanecer ativo e fazer escolhas alimentares saudáveis.

Uma forma de saber se você precisa perder peso é calcular o seu IMC. colocar a fórmula do cálculo do imc com os os limites: muito magro, magro, normal, sobrepeso, obeso e obeso mórbido.

Pratique Atividades Físicas

O exercício regular pode prevenir a diabetes e ajudar a controlá-la. Quando você se exercita, seu nível de glicose no sangue diminui porque seus músculos usam glicose.  

Fazer 30 minutos de exercício, pelo menos, cinco dias por semana, já é um bom começo. Prefira exercícios aeróbicos; nesse tipo de exercício até os 30 primeiros minutos você produz serotonina, de 31 minutos à 1 h você perde peso, melhora massa muscular, tecido cardíaco e níveis de triglicérides e de colesterol (cuidado com mais de uma hora de atividade física pois se entrar em stress oxidativo tem risco de engordar) .  Converse com seu médico sobre como se exercitar com mais segurança, especialmente antes de iniciar uma nova rotina. Comece devagar e se comprometa com um certo número de dias por semana.

Lembre-se, o exercício pode reduzir o açúcar no sangue e, em algumas pessoas, pode diminuir bastante, por isso, mantenha o monitor de glicemia e um lanche à disposição durante o exercício.  

Faça Escolhas Alimentares Saudáveis

Uma dieta saudável, à base de vegetais por exemplo, pode ajudar a controlar a diabetes. Também pode melhorar outros fatores de risco para doença cardíaca, como obesidade, colesterol e pressão arterial. Concentre-se em comer alimentos nutritivos que são pobres em gordura e ricos em fibras. Se você precisar de conselhos, um nutricionista ou nutricionista pode lhe ajudar nos cuidados com o coração relacionados à alimentação.

Elimine Maus Hábitos

Se você fuma, pare. Diabetes e tabagismo podem causar o estreitamento dos vasos sanguíneos. Tente limitar a ingestão de álcool também. O álcool é uma fonte oculta de açúcar, e beber demais pode tornar outras condições piores ou mais prováveis.

Tome seus Medicamentos Conforme Receitado

Use lembretes ou uma caixa de comprimidos, se necessário. Certifique-se de que compreende porque precisa tomar cada medicamento, como eles funcionam e o que fazer se falhar uma dose.

Pode ser difícil receber a notícia de que você tem diabetes, mas é importante compreender a situação e comprometer-se com mudanças no estilo de vida e cuidados com o coração, para a manutenção de sua saúde. Mantenha-se envolvido em atividades que melhorem sua qualidade de vida e visite o seu médico regularmente.

Categories : Alimentação Estilo de Vida Obesidade Saúde Cardíaca

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