Conheça os Benefícios dos Probióticos Lactobacillus e Bifidobacterium

beneficios-dos-probioticos

Um probiótico é definido como um microorganismo que sobrevive ao processo digestivo para conferir um benefício à saúde do hospedeiro, que em nosso caso é o ser humano. Os benefícios dos probióticos para a saúde vão muito além de ajudar a manter um intestino saudável. Eles também ajudam o corpo a funcionar de forma normal e saudável.

Veja neste artigo mais informações sobre o que são os probióticos, o que eles fazem pela nossa saúde, beleza e bem-estar e aprenda a utilizar melhor este recurso em seu regime de suplementos.

Os Benefícios dos Probióticos

O corpo humano é uma casa para milhões de bactérias – boas e más. Boas bactérias regulam vários processos essenciais em nosso corpo, o que torna essencial para o nosso sistema imunológico ter a combinação certa de boas bactérias.

Os probióticos são bactérias boas e úteis que ajudam no cumprimento de vários processos para a nossa saúde. Essas bactérias normalmente vivem no intestino e auxiliam em diferentes processos fisiológicos. Elas criam um equilíbrio entre bactérias boas e ruins. Além disso, também ajudam o corpo a funcionar de forma normal e saudável.

O número de probióticos que nosso corpo recebe através de uma dieta saudável é suficiente para o intestino. No entanto, com a perda da qualidade da nossa dieta, devido à correria do dia-a-dia, pode haver a necessidade de um suplemento probiótico. Esses  suplementos probióticos garantem que seu corpo tenha uma abundância de todas aquelas bactérias úteis que auxiliam no metabolismo correto do organismo.

Benefícios dos Probióticos Lactobacillus e Bifidobacterium

O microbioma é composto por um grande número de micro-organismos que trabalham em conjunto para regular a saúde, mas dois dos mais focados na indústria de suplementos são os dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. Se você observar o rótulo de um suplemento, verá a presença de cepas de Bifidobacterium e Lactobacillus juntos no mesmo produto.

Ambos os gêneros são produtores de ácido lático e considerados seguros como suplementos probióticos. Estudos diversos aconselham a combinação de duas ou mais cepas de probióticos para impedir que uma cepa se torne dominante e assuma o controle. Compreenda agora a diferença desses dois tipos de probióticos e seus benefícios:

Benefícios dos Probióticos Bifidobacterium

Bifidobacterium é um gênero do reino das bactérias que reside no trato gastrointestinal, na vagina e na boca dos mamíferos. Eles usam glicose como combustível em vez de oxigênio e geralmente têm forma ramificada.

O que separa este gênero das outras bactérias é um caminho particular que permite fermentar carboidratos. Isso é benéfico para nós porque os carboidratos vegetais e de leite não são digeríveis em sua forma natural. A fermentação transforma esses carboidratos em ácidos graxos de cadeia curta, que é a principal fonte de energia para as células intestinais.

Mas além de fornecer aos nossos corpos os ácidos graxos de cadeia curta, o Bifidobacterium também trabalha para nos proteger de infecções. Algumas espécies deste gênero também foram encontradas para ajudar a estimular nosso sistema imunológico.

Benefícios dos Probióticos Lactobacillus

Lactobacillus são caracterizados por serem as únicas bactérias que contêm as enzimas PanK-II, a primeira enzima na via Coenzima A (CoA), importante para o metabolismo. Como o Bifidobacterium, o Lactobacillus fermenta carboidratos em ácidos graxos de cadeia curta. Ambos os gêneros são encontrados nos sistemas intestinal e vaginal dos mamíferos.

Os lactobacilos têm sido usados ​​para fazer produtos lácteos, como queijo e iogurte, pois têm alta tolerância a condições de baixo pH, uma característica que lhes permite viajar pelo trato gastrointestinal e sobreviver às mudanças bruscas de pH no sistema intestinal.

Embora as bactérias Bifidobacterium e Lactobacillus compartilhem propriedades metabólicas, os Lactobacillus possuem um nível muito mais alto de diversidade filogenética, fenotípica e ecológica e possuem mais de 170 espécies reconhecidas. Essa diversidade dificultou a identificação de espécies novas e atuais, o que torna ainda mais difícil para os consumidores decidirem qual a variedade a incluir em suas dietas. No entanto, uma coisa é clara: ao escolher um suplemento Lactobacillus, tente escolher produtos que contenham bactérias vivas.

Como Aproveitar os Benefícios dos Probióticos

Ao escolher os probióticos para adicionar à sua dieta, é importante escolher produtos com bactérias vivas, tais como cepas probióticas refrigeradas que são secas ao calor, kefir e alimentos fermentados.

Embora tanto o Lactobacillus quanto o Bifidobacterium produzam ácidos graxos de cadeia curta, eles fornecem benefícios protetores de maneiras diferentes e complementares, então a mistura dessas duas cepas é recomendada para fornecer a melhor atividade de proteção.

Finalmente, enquanto ambos são geralmente considerados seguros, há relatos de efeitos adversos de administração excessiva de pacientes que tinham condições subjacentes (particularmente com doenças que causam sangramento), como sempre, consulte o seu médico antes de fazer qualquer mudança importante em sua dieta.

Dra Viviane CCampos

Você Sabe Quando Procurar um Dermatologista?

O dermatologista é o médico especialista no maior órgão do corpo humano: a pele. Além disto, ele também trata de todos os tecidos classificados como epiteliais: pelos, unhas, cabelos e mucosas. Veja neste artigo quando procurar um dermatologista para prevenir e tratar qualquer problema que possa afetar essas partes do corpo humano.
Dra Viviane CCampos
Compartilhe
Categories : Alimentação Emoções Estética

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.