Benefícios do Colágeno via Oral

colageno-via-oral

Você certamente já ouviu falar sobre os benefícios de ingerir colágeno via oral para a saúde em geral. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre as evidências científicas para apoiar a importância da suplementação dessa proteína.

Neste artigo, saiba mais sobre como o colágeno beneficia várias partes do corpo, incluindo: o cérebro, o coração, o intestino e as articulações, no joelho e costas, conhecendo também as melhores fontes de colágeno para adicionar à sua dieta.

O Colágeno via Oral

Seu corpo naturalmente produz colágeno todos os dias. Mas com o tempo, essa produção diminui. Há uma enzima na nossa pele chamada colagenase, que quebra o colágeno. Após a idade de 25 anos, quebramos mais colágeno do que produzimos, e por isso começamos a ter linhas de expressão e rugas.

Você pode adicionar mais colágeno à sua dieta consumindo regularmente alimentos como caldos feitos com osso e cartilagens bovinos. Mas os suplementos de colágeno são uma maneira mais conveniente de colher os benefícios dessa proteína.

Mas o que é Colágeno? Qual a sua Função no Organismo?

O colágeno é uma proteína que funciona como uma espécie de cola que mantém todo o seu corpo unido. Essa proteína literalmente forma o tecido conjuntivo para quase todas as estruturas do corpo, dos ossos à pele.

É um importante bloco de construção para a saúde de todo o corpo. O colágeno mantém a elasticidade e a hidratação da pele, as articulações e tendões fortes e flexíveis e suporta ossos fortes.

O colágeno é a proteína mais abundante encontrada em seu corpo. É também uma das proteínas mais importantes que seu corpo precisa para funcionar.

Esta proteína envia sinais importantes para as suas células, facilitando o combate à inflamação e a reparar as células danificadas.

Benefícios do Colágeno via Oral

Proteção ao Cérebro

Ao aumentar sua ingestão de colágeno, você pode criar uma forma de proteção para o cérebro que combate as mesmas proteínas beta-amiloides que atacam os neurônios e causam a doença de Alzheimer.

Proteção contra Doenças Cardíacas

O colágeno pode ajudar a diminuir o colesterol e prevenir contra doenças cardíacas, ajudando a reduzir o acúmulo de placas em suas artérias. Um acúmulo de placa é o que obstrui suas artérias, impedindo que o sangue flua para outros órgãos. O colágeno pode ajudar a evitar esse acúmulo nos vasos sanguíneos, protegendo contra ataques cardíacos e derrames.

Melhora a Saúde Intestinal

A Síndrome do intestino irritável e a síndrome do intestino permeável são duas condições dolorosas em que o trato digestivo fica inflamado e irritado, fazendo com que nutrientes não digeridos e substâncias tóxicas caiam na corrente sanguínea, em vez de serem processadas. Isso afeta negativamente sua saúde digestiva, causando efeitos colaterais desconfortáveis, como inchaço, fadiga, dores de estômago, diarréia, constipação e desnutrição.

As condições podem ser desencadeadas por estresse, má alimentação, medicamentos prescritos, muito álcool e um estilo de vida sedentário.

O colágeno, por ser uma rica fonte de aminoácidos essenciais, é o ingrediente especial que dá ao nosso organismo a capacidade de reduzir a inflamação.  

Seu corpo quebra o colágeno e, em seguida, usa seus componentes para reparar as células do intestino, lacrando “furos” causados ​​por inflamação e bactérias “ruins” que vivem no intestino.

Melhora a Saúde das Articulações

Quer o seu trabalho o mantenha sentado à sua mesa ou fique de pé o dia todo, a dor nas articulações é algo que pode surgir. Algumas pessoas são tão sensíveis que até o clima frio é suficiente para endurecer suas articulações.

Pesquisas mostram que o colágeno pode ser capaz de fornecer alívio, melhorando os níveis de cartilagem e reduzindo a dor em pé, levantando objetos pesados ​​e até mesmo em repouso. Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, já temos evidências de que o colágeno possa ajudar a retardar a deterioração das articulações em indivíduos, como aqueles com artrite reumatoide ou dor nas costas.

Melhora a Elasticidade da Pele e a Aparência das Unhas

Estudos demonstraram que a ingestão regular de colágeno hidrolisado pode apoiar a saúde geral da pele e combater os efeitos do envelhecimento. Pode reduzir o aparecimento de rugas, aumentar a hidratação e suavidade da pele e melhorar a elasticidade da pele. O consumo de colágeno pode ajudar o processo de reparação da pele, incentivando o seu corpo a formar novo colágeno.

O colágeno também pode ajudar a fortalecer as unhas para que elas não se tornem frágeis e propensas à quebra.

Porque é Necessário Ingerir Colágeno via Oral

Antes que você tente reabastecer seus níveis de colágeno usando cremes para a pele, é importante saber que você não obterá os seus benefícios através da aplicação tópica.

Para capturar todos os seus benefícios à saúde, você precisa consumir colágeno por via oral. Quando ingerido, o colágeno beneficia seu cérebro, coração e sistema digestivo. Ao tomar colágeno juntamente com vitamina C, você ajuda a absorver melhor os seus nutrientes.

Como qualquer suplemento, existem algumas marcas e formas de colágeno melhores que outras. Converse com o seu médico dermatologista de confiança sobre como escolher o melhor colágeno para o seu corpo.

Dra Viviane CCampos

Você Sabe Quando Procurar um Dermatologista?

O dermatologista é o médico especialista no maior órgão do corpo humano: a pele. Além disto, ele também trata de todos os tecidos classificados como epiteliais: pelos, unhas, cabelos e mucosas. Veja neste artigo quando procurar um dermatologista para prevenir e tratar qualquer problema que possa afetar essas partes do corpo humano.
Dra Viviane CCampos
Compartilhe
Categories : Emoções Estética Estilo de Vida Saúde Cardíaca

Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada. O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.