Conheça os Benefícios do Abacate para a Saúde

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Os benefícios do abacate para a saúde vão muito além de ajudar a manter a boa forma. Esta fruta originária do México e América Central, pertencente à espécie Persea americana, é composta, em sua maior parte, por lipídeos muito saudáveis, além dos antioxidantes e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Com a leitura deste artigo, saiba mais sobre estes inúmeros benefícios e compreenda a necessidade de incluir esta fruta em sua alimentação.

Benefícios do Abacate para a Saúde

O abacate possui ação anti-inflamatória e antienvelhecimento, ajudando também a reduzir os níveis de glicose no sangue e a reduzir o estresse.  Além disso, esta é uma fruta calórica, rica em lipídeos: 77% das calorias no abacate são gorduras, porém de alta qualidade.

A maior parte dos lipídeos presentes no abacate estão associados à redução na inflamação, ou apresentam efeitos benéficos sobre os genes ligados ao câncer.

O óleo de abacate também apresenta compostos bioativos, incluindo carotenoides, ácido ascórbico, compostos fenólicos, tocoferóis e fitoesteróis.

Composição Nutricional do Abacate

O abacate é uma fruta de alta carga calórica. Contudo, há um diferencial na composição de suas gorduras. Aproximadamente 70% das gorduras presentes no abacate são monoinsaturadas.

A maioria de sua composição é de ácido oleico, sendo o restante composto por gorduras poli-insaturadas, especialmente ômega-6 e ômega-3 e  a gordura saturada chamada ácido palmítico.

A quantidade de fibras do abacate está em torno de 10g, o que corresponde a 40% da quantidade de fibra necessária diariamente.

O abacate contém, ainda, grande variedade de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas do complexo B, vitamina C, A e E, além de cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Outra substância encontrada no abacate é o beta sitosterol, com importante função no controle do cortisol: o hormônio do estresse.

Conheça os Principais Benefícios do Abacate para a Saúde

Aumenta a Absorção de Carotenoides

A absorção de carotenoides, substâncias antioxidantes e precursoras da vitamina A, presentes naturalmente nos alimentos de coloração vermelha ou alaranjada, é potencializada pela ingestão conjunta de gorduras, como as do abacate.

Ação Anti-inflamatória

Os componentes do abacate, em especial as gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitaminas E e C, e carotenoides, ajudam a combater os processos inflamatórios no organismo.

Redução do Estresse e Ação Anticâncer

A substância chamada glutationa, presente no abacate, reduz os efeitos do cortisol, o hormônio do estresse, beneficiando também a desintoxicação do organismo e o funcionamento do fígado.

Ela também possui capacidade para agir como bloqueadora de pelo menos 30 agentes cancerígenos diferentes.

Melhora da Saúde Cardiovascular

O abacate reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), de triglicerídeos e do nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea,  aumentando os do colesterol HDL, devido a sua composição lipídica. A presença de fitoesteróis, como beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol e sua função anti-inflamatória previne complicações vasculares.

Melhora do Fluxo Intestinal

O bom funcionamento intestinal é devido à grande quantidade de fibras em sua composição. Por exemplo, uma porção de 150g de abacate contém 10g de fibras alimentares.

Promove Saciedade

A grande quantidade de fibras presente no abacate também confere saciedade por um tempo prolongado. Isto acontece, pois elas ajudam a reduzir os picos de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo.

Melhora a Qualidade da Visão

Os benefícios do abacate para a saúde da visão são devidos à quantidade de vitamina A e de luteína em sua composição.

Melhora a Qualidade do Sono

As vitaminas do complexo B, especialmente a B3, ajudam a equilibrar os hormônios que atuam no equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais durante o sono.

O ácido fólico presente no abacate também ajuda a alimentar os neurotransmissores com função importante na qualidade do sono.

Previne o Envelhecimento Precoce

Os antioxidantes do abacate ajudam a reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres à pele. O ácido oleico ajuda a reduzir irritação e vermelhidão da pele, melhorando sua capacidade de reparação.

Por fim, a vitamina E e os carotenoides evitam danos oxidativos, que levam à formação de rugas e linhas de expressão, e a vitamina C atua numa maior produção de colágeno e elastina.

Melhora o Desenvolvimento de Massa Muscular

O abacate oferece 2 gramas de proteínas a cada 100 gramas da fruta, condição que o torna fundamental para o ganho de massa magra. Seu consumo regular também está associado a melhora na síntese de testosterona e hormônio do crescimento, fatores importantes para a síntese protéica na musculatura.

Seus altos níveis de potássio também ajudam na recuperação muscular, na absorção das proteínas e na formação do tecido muscular.

Regula o Metabolismo da Glicose

A baixa carga de carboidratos e seu baixo índice glicêmico reduz a formação de picos de glicemia e insulina. A alta quantidade de fibras também ajuda nesse controle.

Assista ao vídeo abaixo, produzido pelo site O Sagaz, e saiba mais sobre os benefícios do abacate para a saúde e a importância de incluí-lo em sua alimentação diária:

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Categories : Alimentação

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