Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Pele, Cabelos e sua Saúde

Os Benefícios da Vitamina C

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Pele, Cabelos e sua Saúde

Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Pele, Cabelos e sua Saúde
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Benefícios da Vitamina C: Vamos falar hoje da Famosa, vitamina C. Essa vitamina é um antioxidante que ajuda a regenerar outros antioxidantes no organismo. Entre os benefícios da vitamina C, estão a melhora da absorção do ferro de origem vegetal e um papel vital na construção de tecido conjuntivo e cicatrização de feridas. Também atrasa os efeitos prejudiciais dos radicais livres na pele e no corpo.

Os Benefícios da Vitamina C

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância deste nutriente para a sua saúde e beleza.

Benefícios da Vitamina C para a Pele

Além do consumo oral, você também pode usar vitamina C topicamente. Nesta forma, a vitamina estimula a produção do colágeno e protege a pele de outros fatores prejudiciais, como a poluição. Veja a seguir alguns desses benefícios:

Ajuda na Produção de Colágeno

A vitamina C é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambos necessários para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, firma e tonifica a pele. Deficiência de colágeno torna a pele sem brilho e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

Tratamento de Queimaduras e Feridas

Evidências preliminares sugerem que a vitamina C pode melhorar a cicatrização de feridas e reduzir a necessidade de ventilação em pacientes com queimaduras graves, especialmente por facilitar o crescimento de novos tecidos.

As propriedades antioxidantes da vitamina C ajudam também no tratamento de queimaduras solares. A ingestão oral de vitamina C ou aplicação tópica de óleo de vitamina C pode ajudar a melhorar a condição. Mas é importante notar que a vitamina C só deve ser usada como um complemento ao filtro solar, não como substituto.

Protege Contra a Descoloração da Pele

A vitamina C protege o DNA de reações fotoquímicas que podem levar a descoloração da pele e vários tipos de câncer de pele. Também inibe a produção de dímeros de pirimidina, que são a principal causa de melanomas em humanos. Ela reduz problemas de pigmentação de pele escura como sardas e manchas senis e torna a pele mais jovem e suave.

Melhora a Textura da Pele

O colágeno também fornece a estrutura para os vasos sanguíneos sob a pele, que carregam oxigênio e nutrientes e mantêm a pele saudável, evitando que ela torne-se áspera e seca, devido à falta de nutrientes.

Os Benefícios da Vitamina C

A vitamina C também aumenta a formação de elastina, que engrossa, protege e regenera as células da pele. O efeito espessante ajuda a reter a umidade, aumenta a circulação da pele e preenche a superfície da pele.

Benefícios da Vitamina C para o Cabelo

Surpreendentemente, a vitamina C também traz benefícios para o seu cabelo! Veja a seguir:

Melhora o Crescimento do Cabelo

A baixa ingestão de vitamina C pode ser a causa de vários problemas que afetam o crescimento do cabelo.

Quando nosso corpo transforma alimentos que consumimos em glicose para produção de energia, os radicais livres são formados naturalmente. Esses radicais livres danificam nosso cabelo, tornando-o fraco, quebradiço e fino, o que interrompe o seu crescimento. As propriedades antioxidantes da vitamina C reduzem a formação de radicais livres e minimizam seu efeito em nosso corpo.

Assim, as pessoas que tomam grande quantidade de vitamina C têm cabelos saudáveis, fortes e grossos.

Elimina a Caspa

A vitamina C ajuda a combater as bactérias no couro cabeludo. Assim, ela elimina a caspa, ajuda a eliminar os detritos dos folículos e estimula o crescimento de novos fios de cabelo.

Previne Envelhecimento Prematuro De Cabelo

A vitamina C não só ajuda a combater a perda de cabelo, mas também ajuda a reter a cor natural, prevenindo o envelhecimento prematuro do cabelo.

Benefícios da Vitamina C para a Saúde Geral

Confira a seguir alguns benefícios da vitamina C para a manutenção de diversos aspectos do nosso organismo.

Melhora a Saúde do Coração

De acordo com diversos estudos, níveis plasmáticos mais altos de vitamina C podem estar ligados à redução do risco de doença cardíaca. Uma ingestão regular de vitamina C pode dificultar a atividade de uma proteína chamada endotelina-1, que leva à constrição de pequenos vasos sanguíneos – uma das causas para ataque cardíaco.

A vitamina também pode manter suas artérias flexíveis, inclusive sob stress – isto melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a sua capacidade de transporte de oxigênio.

A suplementação de vitamina C também ajuda a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol, e isso ajuda a evitar a doença coronariana.

Regula a Pressão Arterial

A vitamina C age como um diurético e faz com que os rins removam mais sódio e água do corpo – isso alivia a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos.

A vitamina C também protege o suprimento de óxido nítrico do seu corpo, uma molécula conhecida por relaxar os vasos sanguíneos, assim como aumentar a vasodilatação, o que reduz os níveis da pressão arterial.

Melhora a Imunidade

Uma deficiência de vitamina C reduz a resistência do organismo contra certos micro-organismos. Além de proteger o sistema imunológico, a vitamina C também reduz a gravidade de várias alergias e combate infecções, por aumentar a proliferação de células T em resposta à infecção.

Em relação ao resfriado comum, ainda não sabemos se a vitamina pode proteger contra um resfriado – mas já temos evidências de que reduz o tempo do resfriado.

Tratamento da Osteoartrite

Obter uma dose diária adequada de vitamina C ajuda a prevenir artrite inflamatória e mantém as articulações saudáveis, já que a vitamina é essencial na produção e absorção de colágeno – componente essencial também na estrutura das articulações.

Melhora a Saúde dos Olhos

A vitamina C, quando ingerida com outros nutrientes essenciais, pode prevenir a degeneração macular relacionada à idade e a perda de acuidade visual. Ela também combate o estresse oxidativo, impedindo que os radicais livres causem danos moleculares no tecido da lente no olho.

A vitamina C também pode estender o funcionamento adequado de suas células da retina e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos em seus olhos, além de ajudar na regeneração da vitamina E no olho, o que aumenta ainda mais a saúde dos olhos.

Como Aproveitar os Benefícios da Vitamina C

A melhor maneira de tomar vitamina C é incluindo os alimentos fonte da vitamina em sua dieta: a maioria das frutas e vegetais, especialmente as frutas cítricas.

Mas se você realmente não tem tempo para preparar seus alimentos, os suplementos podem ajudar. Dependendo da dosagem, você pode tomar um suplemento de vitamina C por 2 a 3 vezes ao dia – com suas refeições. Converse com seu médico ou nutricionista para determinar a dose certa para você.

Dra Viviane CCampos

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Dra Viviane CCampos
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Categories : Alimentação Estética Pele Saúde Cardíaca

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